quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Inauguração da Arena Amil une tricampeão olímpico a momento histórico para a cultura e o esporte de Campinas

Neste domingo, 26 de agosto, acontece o lançamento oficial da equipe de voleibol feminino da Amil, em Campinas, dirigida pelo tricampeão olímpico José Roberto Guimarães e com a participação de atletas de ponta como Walewska, Fernandinha, Pri Daroit e a cubana Daymi Ramirez. O lançamento ocorrerá durante festa que contará com shows previstos do cantor Leonardo, de Bola Sete e do DJ Cesinha Filter, entre 14 e 19 horas, na Arena Amil, novo nome do Ginásio do Clube Concórdia, totalmente reformado. O Clube Concórdia, com quem a Amil fez esta parceria, é um dos poucos clubes centenários do estado de São Paulo e um dos mais antigos em atividade no Brasil.
O clube foi fundado em 17 de maio de 1870, por um grupo de jovens alemães que desejavam um espaço para praticar esportes e cantar. Nascia o Gesangverein Concórdia - Sociedade Alemã de Canto Concórdia, que passou a ser um dos territórios da música e do canto coral na cidade, ao lado de outros grupos da comunidade alemã, como o Phil Euterpe e o Gesangverein Enträch.
O Gesangverein Concórdia foi fundado apenas dois meses depois da estreia, a 19 de março, no Teatro Scala, em Milão, de "O Guarani", a ópera que imortalizou o maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, considerado o nome histórico da cultura local. A projeção do Gesangverein Concórdia foi rápida e em 1875 ele se apresentou para o Imperador D.Pedro II, em uma de suas visitas a Campinas. O mesmo D.Pedro II que, doze anos antes, havia dado apoio integral à ida de Carlos Gomes para a Europa.
Com o tempo o Gesangverein Concórdia se consolidou como um dos mais importantes clubes esportivos e culturais de Campinas. Após a Segunda Guerra Mundial, o nome foi substituído para Clube Concórdia.
A tradição musical perdurou. Na antiga sede social, no centro da cidade, se apresentaram nomes de destaque como Roberto Carlos, Nelson Gonçalves e Altemar Dutra. Na década de 1960, o Concórdia adquiriu uma gleba na estrada para o distrito de Sousas, onde construiu seu clube de campo. O ginásio poliesportivo começou a ser construído em 1992. É este ginásico que, reformado, foi batizado de Arena Amil, para sediar as partidas da nova equipe brasileira de voleibol, no quilômetro 6 da atual rodovia Heitor Penteado. A antiga sede social do Concórdia, no centro, foi alugada para uma entidade beneficente e nela funciona o sistema Bom Prato, iniciativa do governo estadual.
Campinas tem outros quatro clubes centenários: o Clube Semanal de Cultura Artística, de 1857; o Jockey Club Campineiro, de 1877; a Associação Atlética Ponte Preta, de 1900; e o Guarani Futebol Clube, de 1911. A tradição esportiva da cidade continua, agora com o lançamento de forte projeto no voleibol feminino. (Por José Pedro Martins/Renato Fabretti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário